Receita passa a exigir CPF de dependentes acima de 12 anos

Recentemente foi anunciado pela a Receita Federal que as dependentes maiores de 12 anos declaradas no imposto de renda do contribuinte legível terão precisaram ter CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Antes da nova regra entrar em vigor só precisava ter CPF maiores de 14 anos, daqui a um tempo a tendência é que todas as pessoas independentemente da idade tenham CPF.

CPF Imposto de Renda 2017'
CPF Imposto de Renda 2017

Como estar funcionando a declaração de imposto de renda para os dependentes?

Agora na declaração do imposto de renda o contribuinte que declarar dependente (s) maiores de 12 anos será necessário que informe a numeração do CPF dos mesmos. Isso será valido para todas as pessoas que completaram 12 anos até 31 de dezembro de 2016.

Sendo assim, o responsável que tiver dependentes maiores de 12 anos precisaram providenciar o CPF do menor o mais rápido possível, visto que o prazo para a declaração do imposto de renda 2018 é de 02 de março a 28 de abril de 2017. Com esse prazo é possível que o contribuinte agilize o processo de solicitação do CPF do jovem.

Segundo informações passadas pela a própria Receita Federal, a solicitação da numeração do CPF para dependentes maiores de 12 anos foi solicitada por conta do esquema de dados da restituição do Imposto de Renda 2017, além disso o novo procedimento resguarda a Receita Federal das famosas fraudes, aonde não é possível que o dependente inclua pessoas fictícias na declaração do Imposto de Renda.

O que mudou em relação IR (Imposto de Renda)?

Dependentes maiores de 12 anos precisaram do CPF para serem inclusos como dependentes na declaração do imposto de renda 2018, até 2004 os dependentes não precisam ter CPF, apenas os maiores de 18 anos.

Como tirar o CPF?

O CPF pode ser emitido em qualquer agência do Banco do Brasil ou em quaisquer agências dos correios, pode ser emitido também pela a internet. Para emitir pela a internet é necessário que a pessoa tenha o título de eleitor. Para emitir o CPF é necessário que a pessoa tenha entre 12 a 18 anos de idade.

https://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ssl/atcta/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp.

Quanto custa a emissão do CPF?

Pela a internet além de simples é gratuita, agora ser você for as agências do correio ou do Banco do Brasil o documento para ser emitido custa R$ 7,00 reais.

O que é CPF?

O famoso CPF também conhecido como ‘’ Cadastro de Pessoa Física ‘’ é um documento que armazena informações do contribuinte no sistema da Receita Federal, cada pessoa possui um CPF que garante o cadastro, ao ser solicitado e emitido o CPF o mesmo tem uma numeração de 11 números, os dois últimos números do CPF são os dois números verificadores, o número do CPF não muda, o mesmo é único.

Obter o CPF não é obrigatório, porém o mesmo é necessário para realizar diversas operações cadastrais e financeiras, por isso é importante obtê-lo porque em vários momentos da sua vida esse documento será solicitado. Vale lembrar que, a partir do IRPF 2018, será obrigatório declarar os dependentes a partir dos 14 anos de idade com número do CPF, portanto, é fundamental que o cidadão já tenha, nessa idade, emitido o seu documento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *